Edital completo

ARQUITETURA, ESPAÇO E DEMOCRACIA - HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL EM FOCO – CONCURSO DE IDEIAS.

EDITAL COMPLETO

1. DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 Introdução

          Ainda na década de 1980, na área urbana de Passo Fundo, algumas famílias começaram a ocupar como local de moradia (irregular) a faixa operacional lindeira aos trilhos do transporte ferroviário da Empresa América Latina Logística (ALL), hoje RUMO Logística, que corta o perímetro urbano da cidade.

          O que era um problema pontual de habitações irregulares na cidade, em virtude da inoperância dos agentes envolvidos se consolidou e as ocupações viraram Bairros. Uma destas ocupações na “beira dos trilhos” (como são conhecidas as áreas), é o Bairro Valinhos.

          Nesse sentido, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo AEAPF com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio Grande do Sul CAU-RS e em parceria com o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo UPF, as três entidade reconhecidas como agentes transformadores e qualificadores da sociedade no contexto em  que cada uma está inserida, propõem a ação Arquitetura, Espaço e Democracia - habitação de interesse social em foco – Concurso de ideias em Urbanismo, como uma forma de instigar o direcionamento de soluções, ainda que no campo das ideias, quebrando a inércia consolidada à cerca do assunto.

1.2. Objetivos

            O principal objetivo do concurso de ideias é contribuir com a investigação de soluções para a questão habitacional de interesse social e/ou em situação de vulnerabilidade no Bairro Valinhos de Passo Fundo. São objetivos secundários:

  • Provocar os agentes públicos e privados envolvidos na questão para uma saudável discussão;
  • Chamar atenção da sociedade para a atuação e papel social do Arquiteto Urbanista à margem da sociedade formal;
  • Manter ativa a mobilização social por mudanças nas ações e políticas públicas em relação à quem sofre com a moradia informal.
  • Difundir o potencial colaborativo do profissional da Arquitetura e Urbanismo nas questões de moradia, infraestrutura e qualidade de vida nos espaços construídos.

1.3 Equipes

            As equipes terão composição livre, multidisciplinar, inclusive acadêmicos, entretanto cada inscrição de equipe ficará sob responsabilidade de UM ÚNICO Arquiteto Urbanista, em plenos direitos do seu exercício profissional, registrado e em dia com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio Grande do Sul – CAU-RS.

            A regularidade do Arquiteto Urbanista líder de equipe junto ao CAU-RS será verificada até às 00:00 horas do dia 07 de Outubro de 2019.

1.4 Premiação

            Serão premiados em dinheiro, o primeiro, segundo e terceiros lugares; ainda serão eleitos uma menção honrosa e um eleito pelo voto popular.

  • Primeiro lugar – R$ 2.000,00 (dois mil reais) + certificado + divulgação
  • Segundo lugar – R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais) + certificado + divulgação
  • Terceiro lugar – R$ 1.000,00 (um mil reais) + certificado + divulgação
  • Menção honrosa - certificado + divulgação
  • Voto popular - certificado + divulgação

2. REGULAMENTO DO CONCURSO

2.1 Inscrições

            Os Arquitetos Urbanistas interessados (lideres de equipe) devem se inscrever diretamente no site https://concursoaeapf.eventize.com.br/inscricao de 01 de setembro de 2019 à 07 de outubro de 2019, informando seus respectivos dados e realizando o pagamento da Taxa de Inscrição no valor de R$ 200,00 (duzentos reais).

            Cada Arquiteto Urbanista líder de equipe inscrito no Concurso de Ideias, receberá como cortesia a participação no I Circuito de Palestras Moradia e Sustentabilidade - AEAPF / Apoio Técnico para Habitação de Interesse Social organizado pela AEAPF em parceria com o CAU-RS, a ser realizado em novembro de 2019 em Passo Fundo.

            Os Anexos 3 (FICHA DE INSCRIÇÃO DE EQUIPE) e Anexo 4 (DECLARAÇÃO DE AUTORIA) serão preenchidos pela equipe, fisicamente assinados por todos os membros da equipe, digitalizados ou fotografados em resolução eficiente e enviados por e-mail juntamente com a prancha padrão, arquivo pdf da proposta até às 00:00 horas do dia 07 de outubro de 2019.

            Só estarão aptos ao julgamento as equipes que atenderem aos seguintes critérios:

1 – Pagamento da taxa de inscrição compensado até às 12 horas do dia 08 de outubro de 2019 (meio dia do dia seguinte ao término das inscrições, admitindo-se o tempo necessário para a compensação bancária);

2 – Arquivo pdf da proposta + Anexo 3 em pdf ou jpg + Anexo 4 em pdf ou jpg todos NO MESMO e-mail, até às 00:00 horas do dia 07 de outubro de 2019.

2.2 Material de apoio

            Estão disponíveis em uma pasta virtual os dados sistematizados a partir do Projeto de Extensão Beira Trilhos, institucionalizado na UPF, e de informações de diferentes grupos e organizações coletados ao longo dos últimos anos, referenciados no corpo do texto, bem como o trabalho desenvolvido por Scorsatto (2019).

Link:  https://drive.google.com/drive/folders/1vFhlzcDHTRbMg-44e98NazVNLcW7kTRg?usp=sharing

Na pasta virtual estão disponíveis os seguintes arquivos:

  • (01) Termo de referência;
  • (02) Mapa da área de intervenção em dwg;
  • (03) Prancha 80cm por 100cm em dwg e pdf;
  • 13 fotos aéreas da área de intervenção;
  • (04) Arquivo Google Earth Pro;
  • (05) Edital com respectivos Anexos.

2.3 Escopo da proposta

            Cada proposta em nível de Estudo Preliminar é livre em sua concepção. A definição de “estudo preliminar” obedece à definição do documento “roteiro-arquitetônico” elaborado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil, disponível em:

http://www.iab.org.br/sites/default/files/documentos/roteiro-arquitetonico.pdf

            São diretrizes orientativas do concurso, a observância às condicionantes físicas, bio-climáticas e socioculturais do local.

É desejável que cada proposta atenda ao número mínimo de 500 unidades familiares, tendo como referência simplificada de família para este concurso, um grupo de 02 (duas) a 04 (quatro) pessoas habitando cada unidade.

2.4 Entrega – data e formato

            Cada proposta será entregue em prancha única, tamanho 80cm (largura) por 100cm (altura), modelo padrão do Edital, somente em formato digital, arquivo PDF, com tamanho máximo de 10 Mb a prancha.

            A entrega será via e-mail no endereço envio.concursoaeapf@gmail.com, até às 0:00 horas do dia 07 de outubro de 2019, valendo como comprovação de horário o registro de recebimento do correio eletrônico.

            O recebimento do arquivo será confirmado por resposta automática.

            Na prancha padrão não poderá existir NENHUM tipo de identificação da Equipe, sob pena de desclassificação. A identificação de cada Equipe ao júri se dará por um único número, adesivado na prancha impressa, estabelecido pela comissão julgadora, tornando a avaliação completamente anônima.

            Quando expostas todas as propostas, após os resultados publicados, existirá a identificação nominal de todos os membros da equipe.

2.5 Avaliação

            A avaliação das propostas será feita por júri profissional multidisciplinar, em número mínimo de 5 (cinco) jurados - com composição a ser definida, sendo no mínimo 03 (três) deles Arquitetos Urbanistas em dia com suas atribuições profissionais e em dia com o CAU-RS.

            A comissão julgadora avaliará objetivamente os seguintes quesitos:

-       Partido geral – relação urbano x arquitetônico;

-       Apresentação gráfica mínima

* Uma implantação geral (escala 1:2000)

* Vista geral do conjunto (mínimo uma)

              * Corte geral da proposta (mínimo um)

              * Esquemas, diagramas e imagens que ajudem a compreender as intenções e a proposta;

-       Tipologia adotada (esquema geral);

-       Número de unidades habitacionais atendidas pela proposta (mínimo 500 unidades - com número de dormitórios livres e variados);

-       Diretrizes de sustentabilidade e viabilidade econômica-técnica-construtiva serão observadas;

 

As fichas de avaliação fazem parte da documentação Anexa, Anexos 1 e Anexo 2.

 

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Todos os estudos aptos ao julgamento serão impressos e expostos em local a ser definido.

A responsabilidade assim como os custos da impressão das propostas é de total responsabilidade da AEAPF.

O julgamento das propostas ocorrerá no dia 08 de outubro de 2019.

A divulgação dos resultados ocorrerá no dia 09 de outubro de 2019.

Todas as propostas estarão expostas em local a ser divulgado nos dias 10, 11 e 12 de outubro de 2019.

A premiação ocorrerá no dia 06 de novembro, no Evento I Circuito de Palestras Moradia e Sustentabilidade - AEAPF / Apoio Técnico para Habitação de Interesse Social.

Qualquer dúvida ou ocorrência não contemplada neste regulamento, deverá ser encaminhada ao e-mail atendimento@aeapf.com.br para a comissão organizadora, sendo sua decisão irrevogável.

A comissão organizadora reserva-se no direito de desclassificar qualquer dos trabalhos que não respeitem todos os requisitos do regulamento.

Todos os inscritos serão informados via e-mail sobre o resultado do concurso.

Casos omissos neste Edital serão tratados, avaliados e respondidos pelo e-mail atendimento@aeapf.com.br

Comissão organizadora.

Passo Fundo, 01 de setembro de 2019.

Informações: AEAPF (54) 991021919 atendimento@aeapf.com.br

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